Entretenimento

Peça premiada em curta temporada no Municipal

Somente nos dias 11, 12 e 13 de maio, o Teatro Municipal de Niterói recebe a peça “A Descoberta das Américas”, o monólogo que rendeu a Julio Adrião o Prêmio Shell de Melhor Ator, em 2005.

Em cena, as aventuras de um personagem esperto, que acompanhou a chegada dos espanhóis às Américas. A peça conta a história de Johan Padan, um cidadão sem importância na sociedade espanhola no final do século XV e que em 1492, foge da fogueira da Inquisição embarcando em uma das caravelas de Cristóvão Colombo rumo às Américas e vivencia aventuras nesta chegada à terra desconhecida.

No trajeto em direção ao novo mundo, Padan sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado por canibais. Mas, apesar de rústico, ele é esperto. Aprende a língua e cativa os nativos, que passam a venerá-lo como filho do sol e da lua. Assim, o aventureiro os catequiza e os guia em uma batalha de libertação contra os espanhóis invasores.

Estreada em 2005, A Descoberta das Américas coloca o ator Julio Adrião sozinho em cena, sem cenário, figurino e iluminação. Ele usa o mínimo de texto para interpretar o personagem central da trama, considerando toda a crueza e o estado emergencial que o circunda. Para dar vida aos demais personagens – índios, espanhóis, cavalos, galinhas, peixinhos, Jesus e Madalena –, estabelece com o público um código gestual, mímico e sonoro que aos poucos substitui a fala. A atuação lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator no ano de estreia da peça.

O texto é do italiano Dario Fo e a direção é de Alessandra Vannucci.

A classificação etária é de 14 anos e a duração é de 80 minutos.

As apresentações são: sexta-feira (11) e sábado (12), às 20h e domingo (13), às 19h.

Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e podem ser comprados antecipadamente na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, sábado e domingo, das 15h às 18h, ou online no site: http://www.ingressorapido.com.br

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, nº 35, no Centro da cidade. O telefone é: (21) 2620-1624.

< Oficinas extras para estudantes da rede estadual Recadastramento do Cartão Mumbuca só até o fim do mês <